quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

L'Amante - 11 de Copas


Na imagem, vemos um trovador fazendo uma serenata para alguém que supomos ser sua amada. Não é um homem qualquer: pela riqueza de suas roupas e de sua capa e pela sua habilidade com o alaúde, deve ser um homem nobre e de posses. Os trovadores espalharam-se pelo sul da França e pela Península Ibérica, e são os tataravôs dos nossos repentistas nordestinos.

Mas o nome da carta não é O Trovador, mas O Amante, o que nos leva a outros caminhos. Ele está disposto a conquistar o coração de alguém. Sua arma é o encanto, o romantismo. Ele não é nada tímido e tem segurança em seus talentos. O Amante é vaidoso, aquele que chamaríamos hoje de metrossexual. Sua roupa não tem cores nada discretas, a pluma de seu chapéu é bem cuidada. Não chamará a atenção apenas de sua amada, mas de toda a vizinhança. E ele gosta disso. Sua grande arma de sedução é a voz, por isso canta. É um homem eloquente, sua conversa nos enreda como uma teia de aranha.

Toda essa pompa é também uma armadura. Confortável no papel de galã, ele não suportaria o amor cotidiano, as compras de supermercado, o mau-hálito matinal.

Olha, benzinho, cuidado
Com o seu resfriado
Não pegue sereno
Não tome gelado
O gim é um veneno
Cuidado, benzinho
Não beba demais
Se guarde para mim
A ausência é um sofrimento
E se tiver um momento
Me escreva um carinho
E mande o dinheiro
Pro apartamento
Porque o vencimento
Não é como eu:
Não pode esperar

(Mais um Adeus, Vinícius de Moraes)


Por isso, a cada conquista concluída, ele dá uma escapada e parte para a próxima. Se ninguém consegue se aproximar dele, não perceberá que as roupas exageradas mostram um homem que exagera suas qualidades, que tem metade do tamanho que aparenta ter, que não tem espaço no Olimpo. Um homem que, segundo a visão dele, não é ninguém, não merece crédito. 

É aquela pessoa que ostenta carros, celulares e bling-blings e confunde o seu próprio valor com o de seus objetos. Cuidado com as finanças ao construir uma vida com uma pessoa assim! 

Ele também não está muito preparado para o cotidiano. Quer fazer coisas heróicas, bonitas. Vai deixar a louça pra você, exceto se tiverem visitas em casa e ele quiser dar uma de marido perfeito. Pode ser que pule de um emprego para o outro, pois "ninguém valoriza mas minhas qualidades naquele lugar".

Porém, a carta não mostra apenas um tipo de pessoa. Ela pode indicar, simplesmente, o companheiro do consulente. As cartas em volta, então, indicarão o cerne da questão. 

Por outro lado, vemos que o Amante tem um objetivo: conquistar determinada coisa ou pessoa. E ele colocou sua melhor roupa, treinou uma canção e foi fazer o seu número, sob o risco de ser ridicularizado. Temos que valorizar essa iniciativa. Logo, em determinadas tiragens, ele pode representar uma pessoa determinada em perseguir um objetivo. Representa força, domínio, poder, vontade, convicção. E é certo que conseguirá o que quer.

Alguém poderia chamá-lo de "pavão". Temos uma carta com a figura de um pavão, chamada Superbia. Qual a diferença de atitude entre os dois arcanos?



O Amante, como bom naipe de Copas, é motivado pelos outros. Ele está concentrado em conquistar alguém ou várias pessoas. Ele adapta o seu charme ao seu público. Depois de um tempo, todos o amam.

A Superbia, do naipe de Paus, acha que é tão gostosa que o mundo obviamente girará em torno dela. Ela abafa! Não para pra pensar se agrada os outros ou não. Vão dizer que ela "não se enxerga" (e quando lhe contarem isso, ela vai achar que é inveja, isso, sim!). Em vez de admiração, atrai antipatia. 

O Amante é a voz do amor. É o cantor romântico, sertanejo, brega. É o poeta, o Cavaleiro de Copas. É o Cara.




Nenhum comentário:

Postar um comentário