sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Dottore - 13 de Paus




Um médico toma o pulso de sua paciente na sala de estar da casa dela. Sua recuperação não exige que se desloque até um hospital. A cor verde, predominante no ambiente e na roupa do médico, contrasta com o amarelo da carta Doença, o que indica que a cura está a caminho.

Apesar do nome do arcano referir-se ao Dottore, a carta é sobre as duas personagens: médico e paciente. O contato das mãos dele com o pulso da mulher mostra cuidado e atenção, tão raro nas consultas médicas de hoje. Ele é o antigo médico da família, que conhece a todos e cujos métodos incluem não só medicamentos e procedimentos cirúrgicos, mas carinho. A cura pelas mãos é nossa conhecida, e seus efeitos são verdadeiros. Muitas vezes, ela é a única solução. Estamos mergulhados em energia, que permeia o nosso corpo, nosso redor e as pessoas próximas. Antes de se materializar, a doença é energia. E a cura também.

A posição do médico é de auxílio. Não vemos exatamente uma gradação hierárquica, mas uma pessoa que, estando em melhores condições e ciente do melhor a se fazer, ajuda outra mais frágil. E a mulher calmamente aceita esse auxílio, submete-se ao procedimento indicado.

Se não estiver claro na tiragem, sugiro uma carta a ser colocada ao lado direito e outra ao lado esquerdo. No lado direito teremos uma indicação de quem está ajudando na situação apresentada, quem deve ser ouvido, quem tem boas intenções e só quer o melhor para o seu próximo. No lado esquerdo, veremos quem precisa aceitar a ajuda oferecida. O consulente pode ser tanto o Doutor quando a paciente.

Muitas vezes, a carta indica uma companhia espiritual benéfica. Um processo de aprendizado de uma importante lição. Aceite o que vier até você. Coloque-se numa posição passiva diante do universo por um momento: nesse momento de fragilidade, não adianta sair por aí agindo, pois você não está em condições físicas e psicológicas, ainda que pense que está. A cura exige repouso. Deixe que os outros cuidem de você, façam as suas atividades diárias. Em alguns momentos, precisamos parar e pensar no nosso bem estar, senão adoecemos.

Uma vez perguntei sobre os meus estudos das cartas, e esse arcano saltou. Em vez de ficar procurando informações desesperadamente, entendi que eu devia parar um pouco para receber as impressões das imagens, meditar, aceitar ajuda dos meus mentores espirituais (e só é possível ouvi-los quando eu estou em paz, em condições de ouvir).

Mas se estivermos do outro lado, o do Dottore, devemos nos atentar para aqueles que precisam da nossa ajuda suave. Muitas vezes precisamos transmitir boas vibrações aos nossos amados e até a desconhecidos. Cuidar da nossa casa, dos filhos, do cônjuge, do nosso ambiente de trabalho. Distribuir flores. Dar carinho.

Negativamente, é um arcano que fala do vampirismo psíquico. O vampiro aproveita-se da energia alheia, e enfraquece as pessoas que suga. E ele não é óbvio. Se fosse, nós o afastaríamos. Mas não são apenas pessoas que sugam nossa energia: o trabalho, a limpeza da casa, os problemas... Não exatamente coisas que nos cansam: há trabalhos que redobram a nossa energia, porque neles nos realizamos. Pensar sobre o que nos fortalece o sobre o que nos enfraquece é uma atividade constante, pois nos deparamos com as mais diversas pessoas e situações. A falta de ânimo precede a doença (se a carta Malinconia rondar o Dottore, atenção).

A carta pode mostrar apenas a recuperação de uma doença. Mas sinto nela uma força muito poderosa, invisível. Ela me dá esperança, e me diz que não estou sozinha. Ela me diz que o amor é uma vibração real e curativa, que sai do coração e caminha pelos nossos braços e mãos, é transmitida e espalhada por  todo lugar onde caminhamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário