domingo, 26 de janeiro de 2014

Letterato - 7 de Copas

Um homem com grande sede de conhecimento está mergulhado em seu livro. Atrás dele está o seu tesouro: a sua biblioteca. Não sabemos, no entanto, se ele se concentra em um assunto necessário ao seu trabalho ou se ele está apenas se distraindo. De qualquer forma, ele está muito concentrado do que faz e não se interessa, nesse momento, por nada mais. 

A primeira ideia que nos ocorre numa tiragem é que a carta indica um período de estudo intenso. Aquele período em que precisamos estudar para uma prova ou queremos passar num concurso. O desenvolvimento de uma monografia ou tese. A experiência, nesse caso, nem sempre é suficiente: é preciso enfiar o nariz nos livros, mesmo. Recomenda-se que o consulente se aprofunde num assunto antes de comprometer-se a fazer qualquer coisa. Aconselha-se muita força de vontade, pois o trabalho será longo como a leitura de um grande livro. 

Numa questão relativa a Justiça, mostra que o Juiz analisará o caso com cuidado, ou que o advogado contratado se debruçará sobre o caso para tratá-lo da melhor forma. O Letterato, por ser uma autoridade num campo de conhecimento, representa qualquer autoridade que tenha como base seus estudos: um professor, um especialista etc.

Mas é uma carta de Copas, não de Espadas. Logo, ela também sugere a ligação do Letterado com os outros. Perceba que ele dá as costas para a janela, cuja cortina está cerrada. Ele fechou-se conscientemente para o mundo exterior. Talvez a luz atrapalhe sua leitura, ou crianças estejam fazendo muita algazarra na rua. Para ele, o mundo é muito mais real nos livros. Eles são a sua lente, o seu filtro. Acredita mais no que lê do que naquilo que ele vê.

Qual a diferença entre o Letterado e o Pensiero? O Pensiero é um buscador primordial, tenta analisar suas questões como se fosse a primeira vez. Um filósofo. Ele desenvolve ideias, testa-as, faz descobertas. Apesar de dar as costas para a janela, essa abre-se amplamente, permite que a brisa entre. Logo, a conexão dele com o mundo é muito maior, é dele que o Pensiero retira a sua matéria-prima, que depois será trabalhada em sua mente. Ele não aceita o que lhe foi ensinado: ele precisa saber por si só, e por isso é um originador de conhecimento.



O Letterato é passivo, absorve o conhecimento construído por séculos através de seus livros. Ele revisará as filosofias dos grandes Pensadores, e as transmitirá com perfeição. Ele questiona dentro da limitação do conhecimento produzido até então. Talvez concentre-se num campo muito específico de conhecimento. Não buscará por coisas novas, nem pensará por si mesmo, pois não acredita nos caminhos que podem ser construídos além do que já são conhecidos. 

Vemos, na parede, uma gaiola com a sombra de um pássaro dentro. No xamanismo, o pássaro é a Alma, que sai do corpo quando voa. Presa na gaiola, a alma do Letterato tem os pés bem plantados no chão e não permite a si mesma voos maiores. Sua exploração do mundo não é intuitiva nem espiritual, mas acadêmica. Como um pássaro com asas cortadas que não vê necessidade de ir além das grades, pois não sabe o que é percorrer o céu, encontrar o mar, não sabe que há muito espaço livre por aí. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário