sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Il Nemico - 11 de Espadas


 Um mosqueteiro esconde-se sob uma árvore e prepara-se para atacar uma pessoa que vem desprevenida pela rua. Ele quer roubá-la? São conhecidos? Por qual motivo o Nemico quer prejudicar essa pessoa?

Ele não vai atacar por necessidade: suas roupas são caras, é um homem abastado. Não precisa roubar. Além disso, ele sorri: prevê a reação assustada de sua vítima e delicia-se com isso.

Vimos que a Nemica quer acertar contas com alguém que a prejudicou. O Nemico, não. Ninguém lhe fez mal algum. Ele age sorrateiramente para atacar, e não para encarar alguém e pedir explicações emocionadas sobre uma situação mal resolvida do passado. Ele age por inveja, despeito. Alguém é mais bonito, mais inteligente? Ele odeia. Essa pessoa merece morrer.

Espelho, espelho meu... Existe alguém mais incrível do que eu?

Percebemos na imagem da carta que a vítima está distraída. Ela não percebe que corre perigo e está pouco se lixando para o que o Nemico pensa dela. Já o Nemico sabe por quais caminhos ela passa, em quais horários. Ele está de olho há muito tempo. 

O arcano nos alerta para prestarmos mais atenção às pessoas que nos rodeiam: que tipo de sentimentos você desperta nelas? Mesmo que tente ser uma boa pessoa, outros podem te odiar simplesmente pelo que você é e pelo que você tem. 

O Nemico é uma pessoa profundamente invejosa, emoção bastante vulgarizada (se alguém não gosta da gente, dizemos logo que "isso é inveeeeja"), mas pouco explorada em sua profundidade. Uma pessoa invejosa nem sempre quer roubar para si o que o outro tem: ela quer que o outro simplesmente não tenha aquilo, de preferência que o perca de forma dolorosa. Ela não ganha absolutamente nada com aquilo. Ela não tem o que o outro tem. Para ela, isso expõe a sua própria fragilidade. O invejoso é extremamente inseguro e vaidoso. Ele não quer ser uma pessoa forte, evoluída: ele quer que todos sejam mais fracos do que ele. O problema é que ele já é muito fraco, o que torna muita gente o alvo do seu despeito. Em outras palavras, ele quer simplesmente baixar o nível.

A diferença entre o Nemico e o Ladro é que o Ladro quer ter lucro no roubo, e ele só vai se arriscar - e machucar pessoas - se valer muito a pena. O Nemico é imprudente: ele quer prejudicar sem conseguir nada em troca, apenas um alívio ilusório. Acontece que, muitas vezes, ele nem se atenta para as consequências de seus atos. Se houver riscos, ele não os calculará ou minimizará, pois a sua vontade cega de prejudicar é incontrolável e ele precisa saciá-la. Nesse caso, o feitiço pode virar contra o feiticeiro. 

Mas não é porque o Nemico é imprudente e pode se dar mal que o consulente vai ignorá-lo. Vejam: ele carrega um florete na bainha. Antes que a Justiça Divina seja feita e o Nemico se lasque, a Vítima pode sair bastante machucada, ou até morrer.

O Nemico é o Traidor: o companheiro, amigo ou sócio que não tem motivos para agir pelas suas costas, mas age. E uma traição dói, não dói? Ainda que você corte o traidor da sua vida, ele causa estragos que podem ser permanentes.

Ainda assim, a carta pode indicar outro tipo de Nemico: o interior. A nossa sombra, nosso sabotador interno, relegado aos guetos da nossa mente. Esse foi criado por nós, não tem jeito. Ou o aceitamos e o integramos, para que ele se torne nosso aliado, ou seremos eternamente atacados por ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário