sábado, 25 de janeiro de 2014

Messaggiere - 11 de Ouros


Hermes, Mercúrio, Exu são deuses mensageiros. Não estão nem lá, nem cá. São livres, sabem as últimas novidades, têm um raciocínio rápido. Gêmeos, regido por Mercúrio, guarda uma quantidade impressionante de informações sobre os assuntos mais disparatados. O Messaggiere é um mediador entre mundos e entre pessoas, uma ponte. Mas também um canal de transmissão, um médium.

Apesar do uniforme do Carteiro descaracterizar a sua individualidade, o Messaggiere não é um mero portador de notícias. Ele pode rasgar a carta, perdê-la no caminho, molhar um pedaço importante do papel, e a mensagem pode chegar enviesada. O objetivo é que a mensagem chegue intacta, mas quem já brincou de Telefone Sem Fio na infância sabe como isso é difícil. O canal que transmite, sendo uma pessoa, mistura a notícia aos seus sentimentos, interpreta, aumenta, diminui. Nós, como seres pensantes, não conseguimos passar mensagens sem refletir (e alterar) ao menos um pouco sobre ela. Podemos repetir as mesmas palavras, mas nosso corpo também transmite ideias. A linguagem corporal é tão importante quanto a linguagem verbal. 

Uma das características da mensagem também é a rapidez com que se espalha, dependendo dos transmissores. Como um vírus, chega descontroladamente aos lugares mais estranhos. O poder de um Messaggiere é imenso: ele pode mudar a história, para melhor ou para pior. Ele é o mantenedor de uma cultura e de uma sociedade, pois as repassa aos mais jovens. Ele também revoluciona uma cultura e uma sociedade, pois traz ideias novas que podem colocar em xeque tradições nunca questionadas. Não é à toa que os Deuses Mensageiros são indomáveis e poderosíssimos. Os caminhos estão sempre abertos para eles, e transitam por lugares pelos quais ninguém mais se arrisca. Podem usar os poderes de outros deuses a seu favor, colocar um contra o outro. Não obedecem as regras de ninguém, pois eles sabem o quanto elas são duvidosas. São debochados, pois entendem melhor do que ninguém que nada é permanente, nada é tão sério como se julga. 

A Imprensa representa bem o poder do Messaggiere, sendo ela a própria. Os acontecimentos do Brasil e do resto do mundo são filtrados pelos meios de comunicação, e a nossa visão da realidade é, muitas vezes, determinada por eles. Às vezes, para saber o que está acontecendo aqui é preciso buscar notícias no exterior. A Imprensa, em muitos lugares, é controlada por governos ou por grupos empresariais. Afinal, ela tem o poder de movimentar as massas, e é preciso ter cuidado com o que elas devem saber e ao quê elas devem reagir. Notícias são inventadas, outras são omitidas, e muitas reinterpretadas. 

A carta mostra duas pessoas. O consulente pode ser aquele que transmite ou aquele que recebe a mensagem. Se vier com a carta Surpresa ao lado, notícia inesperada! Em algumas tiragens, já enxerguei nele um Oficial de Justiça trazendo uma intimação. 

Ele traz uma mensagem escrita. Pode simbolizar o autor de um livro, que transmite seu conhecimento ao leitor. No entanto, numa tiragem sobre estudos, se a carta estiver numa casa negativa, ela diz: Não adianta buscar conhecimento em livros, em outras pessoas. O que busca está dentro de você

Em outras ocasiões, a carta negativa aponta a falta ou o impedimento de comunicação. E é nesse momento que entendemos o quanto uma coisa tão corriqueira quanto a comunicação nos é valiosa. A sua negação é a negação do próprio desabrochar da consciência. É uma prisão. O homem não sobrevive sem comunicar-se: as celas solitárias enlouquecem uma pessoa em pouco tempo, ainda que o conforto e o alimento não lhe sejam recusados. O Messaggiere é discreto, mas jamais deve ser subestimado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário