quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Resenha: Sibilla Oracle Cards

Como já disse em outros posts, adoro colecionar baralhos. Porém, o Sibilla Della Zingara era a única sibila que tinha até então. E como não preciso de muitas desculpas para comprar um baralho novo, encomendei o Sibilla Oracle Cards na Amazon. Chegou em uma semana.


Para começar, ela tem um toque francês. A Zíngara usa cenários italianos, quentes, coloridos. Já a Sibilla Oracle Cards, tem cenários mais frios, delicados, concentra-se nas pessoas e suas expressões. Lembra as ilustrações de livros infantis do século XIX, que eu amo.

Apesar de usar 52 cartas, seus arcanos têm significados diferentes, que listo a seguir. Em negrito, as poucas cartas que têm correspondência com a Sibilla Della Zíngara:

Paus: Amiga Sincera, Muito Dinheiro, Raiva, Esperança, Inimigo, Adulador, Fidelidade, Presente, Protetor, Viagem ao Campo, Sucesso, Pouco Dinheiro, Vitória;

Copas: Amor, Espera, Doce Carta, A Consulente, Casa da Cidade, Casa de Campo, Casamento, Pensamento, Pensionista, Surpresa, Ternura, Mulher Loira, Visita;

Espadas: Infantilismo, Juiz, Inconstância, Apostadores, Morte, Fraqueza, Perda de Dinheiro, Farrapos, Briga, Atraso, Viúva, Homem Moreno, Mulher Morena;

Ouros: Ausência, Contrariedade, Fofoca, Impedimento, O Consulente, Mulher Raivosa, Soldado, Diversão, Reconciliação, Revelação Importante, Carta, Ladrão, Viagem.


Consagração
Não posso dizer se é importante que cada baralho novo passe por um ritual de consagração. Eu já joguei com cartas logo após a compra e funcionou. Mas quando eu consagro o baralho ele se torna mais meu, e sinto que me dá respostas mais exatas. Meu ritual é simples: passo cada carta pela fumaça de um incenso de limpeza. Em seguida, olho bem para cada carta, seus detalhes, repenso seus significados (se já os conheço) ou tento descobri-los. Acredito que cada deck modifique os significados de um arcano, ainda que tenha uma estrutura conhecida. Então espalho as cartas sobre a mesa e borrifo de leve um perfume meu, uma essência ou um aromatizador. Assim, cada vez que tiro as cartas da caixinha, sinto o perfume e revivo a consagração.

Fiz uma pergunta e tirei três cartas. Geralmente, a primeira pergunta que faço é sobre o meu aprendizado do novo deck. Quero saber se ele gostou de mim tanto quanto eu gostei dele, afinal. Pois as cartas não são nossas empregadas: em alguns momentos, elas se cansam, se recusam a dar respostas, dizem-nos que não devemos meter o bedelho em certos assuntos. Elas são amigas geniosas, porém sábias.

No livrinho que o acompanha não há indicação do significado dos arcanos. Mas esse é um baralho bastante intuitivo e, com o conhecimento que tenho da Sibilla Della Zíngara, percebi que posso usá-lo imediatamente. Aliás, como há muitas cartas que indicam características pessoas (Mulher Morena/Mulher Loira/Mulher Raivosa/Adulador), sinto que ele é bom para montar cenários e personagens com exatidão. Às vezes, parece uma história em quadrinhos.


Um homem de sucesso deixa seus inimigos com inveja. Um deles se esconde para atacá-lo. Os dois brigam e acabam machucados.


Recomendo o baralho a todos os que amam uma arte singela e bem feita. E a todos os que estão habituados às sibilas. Ou simplesmente querem um baralho diferente. Eu gosto de ter aqueles que não entendo, que possuem uma estrutura que não conheço. Pois são, assim como livros não lidos, uma promessa de conhecimento futuro. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário