quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Resenha: Zigeunerkarten

Em busca de informações sobre as Sibilas na internet, deparei-me com um baralho de 36 cartas denominadas Zigeunerkarten (Cartas Ciganas), mas bem diferentes do conhecido Lenormand. Parecia uma pequena Sibila por conta de cartas como Esperança, Viúvo, Visita e Criança. Mas tinha outras como Ciúme, Raiva, Juiz, Perda. E Constância, que encontramos também nas Sibilas, com uma imagem e significados bastante peculiares: aqui, é o Olho que Tudo Vê, que revela mentiras, representa a intuição ou apenas olhos curiosos que nos seguem.

Perda, Ciúme e Raiva


Descobri, então, que há um livro com quase 400 páginas que explora essas cartas. Escrito por um cartomante sérvio, disponível em inglês nos formatos PDF e Kindle. Também é possível encomendá-lo com o autor, acompanhado do baralho. Tenho a cópia em PDF e encomendei somente as cartas, mas estou quase cedendo à tentação de ter o livro em mãos.


Imagem retirada da página de divulgação no Facebook


O autor, Zel El, também administra um grupo de discussão sobre o baralho no Facebook . Portanto, meus caros, instrumentos para curtir esse baralho tão curioso não faltam. 

O Baralho

Esse é meu primeiro Piatnik. A empresa tem origem em Budapeste, Hungria, e fabrica cartas de jogar e oraculares desde 1824. A qualidade das cartas é excelente e tem legenda em 6 línguas: alemão, croata, inglês, húngaro, italiano e francês. As imagens que mais me chamam a atenção são as mais sombrias:


Morte, Viúva e Inimigo


Adoro o drama com cheirinho de Leste Europeu que sinto nessas cartas. Ainda não foram testadas, então não sei dizer qual é a "pegada" das previsões. Mas a possibilidade de abrir uma Mesa Real com essa Petit Sibilla me enche os olhos. Em breve, contarei.




2 comentários:

  1. Qual é o site que você encontrou este baralho Jamile?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, tenho dois baralhos: um deles comprei pela Amazon americana (de um vendedor particular) e demorou uns 3 meses para chegar. O outro veio com o livro "Gypsy Cards in a New Light" que encomendei diretamente do autor. A página do Facebook é "www.facebook.com/GypsyCardsinaNewLight".

      Excluir