segunda-feira, 31 de março de 2014

Gran Consolazione - 7 de Paus

Um homem olha pela janela de um cômodo e vislumbra um anjo que voa em sua direção. Na mão direita, traz ramos de louro, simbolizando as glórias e honras merecidas. Na mão esquerda, um saco de dinheiro. 

Imaginamos que a imagem seja o ponto final de um grande sofrimento, um alívio. Mas também recompensa merecida, material ou não. O consolo não é a alegria, mas o bálsamo que cura uma ferida. Prepara-nos para seguir em frente, para aceitar certos eventos e sentimentos. 

Entendo também que Gran Consolazione pode não trazer exatamente o que o Consulente quer, mas algo que substitua - parcialmente ou não - aquilo que se deseja. Ou que redirecione os desejos para algo melhor.

Podemos enxergar também uma situação mais complexa na carta: uma escolha. Numa questão de carreira, por exemplo, o Consulente pode ter que escolher entre um trabalho que lhe dará satisfação pessoal (os louros) e outro que lhe pague as contas (o saco de dinheiro). As cartas ao lado de cada um desses objetos mostrará as consequências de determinada escolha. 

Assim, também pode ser uma carta ativada para questões de escolha. Como se "ativa" uma carta? Você estabelece que determinada carta representará uma questão ou pessoa no jogo. Depois tira as cartas de acordo com o método escolhido. Ainda que não deitemos todas as cartas do baralho, as cartas "ativadas" costumam dar as caras no jogo (não sei dizer como isso funciona, mas é muito curioso). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário