segunda-feira, 24 de março de 2014

Disperato per Gelosia - 8 de Espadas

Em italiano, o nome da carta é bem sugestivo: Disperato per Gelosia (Desesperado por Ciúme ou, numa tradução mais florida, "louco de ciúme"). Há flores amassadas em cima da mesa, abaixo do retrato da pessoa amada. No Sibilla Della Zingara, as flores representam o amor, o coração, e vemos aqui um coração despedaçado. No entanto, acho que limita um pouco a expansão dos significados da carta. É uma carta do naipe de Espadas, o que nos leva a perceber que a confusão que leva ao desespero é mental, mais do que emocional. O ciúme, ainda que acreditemos ser um mal do coração, surge de uma imaginação fértil, e não necessariamente do amor que se sente pela outra pessoa. Não é preciso amar para ter ciúme, mas ter medo de perder alguém ou algo que a pessoa acredita possuir. As cartas vizinhas mostrarão o motivo do desespero.

Assim como Disgrazia, é uma carta que dá muito medo (se uma acompanhar a outra, então...) por representar uma situação extrema. Mas aqui, ao contrário daquela, vemos que o personagem ainda pode ter controle do que vai acontecer. O dedo dele está no gatilho e só ele pode dispará-lo.

Se Disgrazia vier antes, o desespero se dá por um acontecimento desestruturante na vida do Consulente.

Se Disgrazia vier depois, as atitudes extremas do Consulente é que podem fazer com que o desastre tome lugar. 


Não se pode dizer que ele está mergulhado nas circunstâncias e não tem saída. O quadro na parede não é muito claro, mas eu enxergo nele (e aqui entra a minha imaginação) um caminho em meio ao bosque, como a carta Caminhos do Lenormand, que representa justamente os caminhos abertos, as saídas alternativas:


Logo, Desespero mostra mais uma perturbação mental que pode passar num instante do que uma situação realmente desesperadora, sem saída. Por isso, essa é mais uma carta com a qual é preciso ter cuidado numa consulta, a fim de que o Consulente não comece a ficar alterado só ao ver o arcano. É hora de respirar fundo, rever a situação e tirar cartas de aconselhamento. Assim, quando o acontecimento mostrado no jogo tiver lugar, o Consulente já tem ideia do que fazer.






Nenhum comentário:

Postar um comentário