domingo, 9 de março de 2014

Disgrazia - 7 de Espadas

Um prédio antigo arde em chamas, irrecuperavelmente. Os bombeiros tentam apagar o incêndio com mangueiras d'água, mas terão bastante trabalho pela frente. Ao fundo, vemos um homem que se joga. Não sabemos, no entanto, se uma cama elástica o espera lá embaixo ou se ele, no desespero, preferiu uma morte menos agonizante. 

Essa é uma carta de má sorte. Uma mudança nada benvinda. Na verdade, ela assusta um bocado. É um alerta para que o Consulente busque ajuda, mude imediatamente de rumos. 

Quando tiramos as cartas, elas mostram as consequências futuras de nossos atos passados e presentes, e a combinação de elementos que temos hoje. Se temos banana e leite, só podemos fazer vitamina de banana, e não uma torta salgada de frango. Sabemos, ainda, que a banana nos faz mal. Não dá tempo de jogar a banana fora e ficar só no leite? Somos obrigados a fazer a vitamina de banana só porque temos banana e leite?

Da mesma forma, quando essa carta sai indicando o futuro, o Consulente ainda pode rever os caminhos que o levaram até ali. E ele pode, sim, mudar esse futuro. Não é porque podemos vislumbrar o futuro nas cartas que ele é inevitável. Uma mãe sabe que seu filho vai se machucar ao brincar correndo na rua. O filho corre, tropeça e cai. Mas a mãe, por saber o que aconteceria, provocou a queda do filho?

Ainda assim, a carta mostra possíveis saídas. Aquele homem que se joga pode se salvar sem nenhum arranhão, se cair numa cama elástica. Vai saber. O Consulente também pode estar representado pelo bombeiro. Ele pode ser chamado a ajudar numa situação limite. Isso pode ser no trabalho, em casa, na família. "Apagar incêndio" refere-se àquelas situações-problemas em que só nos resta salvar o básico. São problemas que surgem do nada, geralmente por uma negligência passada, que devem ser resolvidos imediatamente para que o fogo não se espalhe. 

As cartas em volta indicarão o tipo do problema, o papel do Consulente (vítima ou salvador) e a extensão dos estragos. Ainda que o arcano mostre uma situação catastrófica, é preciso lembrar que tudo passa, e às vezes é preciso destruir para limpar de vez uma área da vida. Essa destruição pode impulsionar uma mudança que antes o Consulente não tinha coragem de engendrar. 

Quando descreve alguém, a carta mostra uma pessoa explosiva, que perde facilmente a cabeça. 

Há coisas cobre as quais não temos controle. Tampouco explicação. Só nos resta esperar que a tormenta passe e recolher os cacarecos que sobram. Temos o desejo de ter o controle de tudo: passado, presente e futuro. Muita gente, quando procura um cartomante, intenciona não perder o controle de nenhum aspecto de seu futuro ou das pessoas que o cercam. O descontrole nos deixa chocados, menos humanos, revoltados. Nos faz duvidar de Deus, da humanidade e de nós mesmos. É o desespero. 

Essa situação é bem retratada no filme Um Homem Sério, dos irmãos Cohen:



Nenhum comentário:

Postar um comentário