quarta-feira, 19 de março de 2014

Dispiacere - Ás de Espadas


Uma mulher aos prantos apóia-se no muro. Uma carta ainda pode ser vista em suas mãos. Será a motivadora da imensa tristeza? Esse é o momento em que o coração acaba de ser despedaçado (lembre-se de que ela pertence ao naipe de Espadas). As rosas desabrochadas indicam que ela já viveu o amor, mas uma das rosas foi arrancada e jogada longe. Sua echarpe cobre um baixo relevo no muro que sugere o abraço de um casal apaixonado. A presença da água na imagem completa a informação: é uma dor de amor. Esse arcano me lembra a imagem do 3 de Espadas do tarô de Waite-Smith: não é possível sentir as espadas perfurarem nosso coração só de olhar pra imagem?

Não é possível saber se ela vai se acalmar ou entregar-se ao desespero. A carta seguinte dará uma pista:

Dispiacere + Sospiri: o Consulente se acalma, mas continuará alimentando a ferida. Talvez se acostume tanto com a dor que não consiga mais viver sem ela. Não é um bom sinal. É preciso procurar ajuda para que a ferida aberta não leve a pessoa a adoecer o corpo e o espírito.


 Dispiacere + Disperato per Gelosia: situação perigosa! O melhor a fazer é tirar cartas de conselho e buscar uma saída para a situação antes que o desespero se instale.


Dispiacere + Malinconia: o Consulente pode não alimentar as lembranças que trouxeram a tristeza (como em Tristeza + Suspiro), mas a depressão tomará lugar. O trauma faz com que o Consulente não saiba mais lidar com certas situações, e outras áreas da vida serão afetadas.


Dispiacere + Morte: haverá uma ruptura necessária na questão, ainda que dolorida. Recomenda-se tirar outras cartas para saber o que se dará depois da ruptura.


Dispiacere + Gran Consolazione: apesar da dor, o Consulente receberá um remédio que a alivie. Terá ajuda de pessoas queridas ou ajuda espiritual.


Dispiacere + Dottore: o Consulente procurará ajuda para superar momento tão difícil. Sua atitude é positiva e trará bons resultados, ainda que lentos.


Dispiacere não é uma carta desejável em nenhuma leitura. A carta da Morte pode ser boa ou ruim dependendo do que acaba, mas Dispiacere diz que a dor é certa. No entanto, não é um momento duradouro. Certas emoções não conseguem persistir por muito tempo. É preciso construir o caminho da recuperação dessa dor junto com o Consulente, com delicadeza e paciência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário