quarta-feira, 9 de abril de 2014

Consolante Sorpresa - 6 de Paus

Muitas cartas analisadas aqui foram escritas em dias em que a energia delas foi predominante. Não que tenha escolhido a ordem de postagem pelos acontecimentos da minha vida. Não sei dizer o que vem primeiro: a energia da carta ou a energia do dia. E a carta de hoje vem a mim depois de um fim de semana cheio de imprevistos. 

Na imagem, vemos um pescador que acabou de jogar uma rede num rio e trouxe, no lugar de peixes, um
saco de dinheiro. Concluímos que a pescaria foi bastante proveitosa. E os apaixonados pelo Lenormand lembrarão que, nesse sistema, os peixes representam também o dinheiro e ganhos materiais. O pescador vai ao rio ou ao mar apenas com sua vara de pescar ou sua rede. Em troca de algumas horas pacientes, espera recolher os frutos. Pode voltar para casa de mãos abanando ou cheio de peixes. Depende também da sorte, pois os resultados não são garantidos. 

A carta mostra uma premiação inesperada. Não o resultado natural de um trabalho, mas algo que pode ser mesmo desproporcional ao investimento. Sugere-nos uma situação agradável, boa. No entanto, uma surpresa pode ser boa ou má. Não se engane com o saco de dinheiro.


Carta equivalente no Zigeunerkarten: apesar da aparente alegria de se encontrar dinheiro numa época difícil (veja pelas roupas que o homem veste), será que esse dinheiro de origem desconhecida não traz consigo também desgraças desconhecidas? Afinal, "dinheiro na mão é vendaval..."

A Fortuna combina com ela em sua abundância repentina, mas também a Disgrazia que desaba quando menos se espera. Assim, liga-se à Roda da Fortuna do Tarô e empresta um pouco de sua energia. Quando representa uma tendência, é sempre o imprevisto, o stress, o desassossego. É a carta das pessoas nervosas, cujas mentes nunca param de funcionar e que parecem atrair todo tipo de situação maluca. Como carta do dia, prepare-se. Tudo pode acontecer. E vai acontecer. Ao mesmo tempo.

 


Ela traz consigo emoções fortes. Não é possível ficar indiferente a ela. Quando combinada com outras cartas, ela se destaca, toma força, atrai o olhar. Não é uma carta que acompanha as outras: as outras é que a acompanhar. Sozinha, ela só causa apreensão.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário