sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Allegrezza al Cuore - 5 de Copas

             
É impossível descrever uma carta de maneira totalmente objetiva. Afinal, nem mesmo os tons de cores todo mundo vê igual.

A experiência de vida de cada um também nos faz simpatizar mais com um personagem do que com outro. A mulher enganada por um homem mentiroso terá reservas ao ver o Amante. Outros acharão a Amatrice frívola e vaidosa, ou bela, sonhadora e segura de si.


Vi algumas interpretações divergentes a respeito de Allegrezza al Cuore. Primeiro nos apegamos ao nome da carta ou à legenda (cuidado com as legendas!) e a associamos à festa, alegria, divertimento, carpe diem e tal. De fato, ela fala em diversão leve ou o início da festa (o fim da festa nós vemos nos Deliranti), o coração leve, o flerte. Ela traz como conselho o deixar-se levar, a balada no fim de semana (ou durante a semana mesmo, para os mais fortes). Relaxe!

Os jovens que dançam são pessoas simples, não estão num baile de máscaras ou num salão sofisticado. Estão ao ar livre, à vontade, provavelmente numa comemoração popular. A cena lembra o 3 de Copas do tarô Rider-Waite-Smith:

 


No Vera Sibilla, percebemos que a moça e o rapaz da esquerda estão se olhando com certo enlevo e interesse mútuo. Seus corpos inclinam-se um sobre o outro. Mas a jovem também está de mãos dadas com outro rapaz, de costas para nós. Seria parte da dança? Nesse quadro congelado no tempo, podemos enxergar um possível triângulo amoroso: a jovem se interessa mais por um rapaz, mas não abre mão do outro, que – de costas – não percebe o que está acontecendo.

Sob esse ponto de vista, a carta pode falar de situações pouco claras, de pessoas próximas que nos passam para trás ou estão perto de trair a nossa confiança. Aqui, a ocasião faz o ladrão: há oportunidade de tirar vantagem de uma situação, seja no âmbito amoroso, financeiro ou profissional. Caso esteja cercada por cartas negativas (com a dupla de Inimigos por perto, atenção redobrada!), recomenda-se olhar bem para os lados e prestar atenção no que as pessoas próximas a nós estão fazendo.

Como estamos no naipe de Copas, a traição é movida por causa do nascimento de um afeto, rancores ou confusão sentimental. Não há planejamento frio ou simples análise econômica sobre o assunto.


Mas se o consulente não é ciumento, podemos ver aqui um relacionamento aberto, ménage à trois, diversão sem preconceitos ou limites.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário