quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Resenha: Sibilla Originale del 1890 - Il Meneghello

Uma grande amiga, voltando de uma rápida viagem à Itália, me trouxe um pequeno pacote de presente. Dentro dele, encontrei este tesouro:



Numa caixa de papelão reforçado e revestido artesanalmente, encimado por uma carta colada e selada com cera, 52 cartas com a reprodução do Sibilla tradicional.


Além das cartas, um pequeno livreto com instruções para o jogo, significados resumidos das cartas e dicas de como preparar o ambiente para a leitura. Um mimo em cada detalhe, até mesmo nos detalhes escritos. Traduzo, aqui, uma parte curiosa do livreto, escrito por Isa Donelli (a tradução não é profissional. Se alguém quiser o trecho em italiano, basta pedir):

Ingredientes indispensáveis para proceder à interpretação da Sibilla são a humildade, o respeito por si mesmo, pela pessoa que está à sua frente, e tranquilidade de espírito, tendo em mente que o dom da mediunidade deve ser sempre usado para a finalidade do bem. 
O ambiente deve estar livre de rumores ou de elementos de perturbação, como luzes fortes ou presença de outras pessoas, que poderão dissipar as ondas magnéticas entre você e o consulente.
Se tiver um gato, saiba que é um excepcional condutor de ondas positivas e favorece a mediunidade. Se tiver também um cachorro ou outro animal doméstico, faça com que não atrapalhem a sua concentração. Isso vale também para outras pessoas que vivem com você. 
Aconselha-se queimar uma vez a cada semana, no ambiente, um pouco de incenso puro sobre carvão e ter sempre uma tigela de sal grosso sobre a mesa substituída ao menos uma vez por mês. Seguindo as instruções acima, evite absorver os problemas alheios e você terá o melhor das suas energias.





Ainda não tive coragem de usar essas cartas para jogar. Não são muito boas para embaralhar, pois o papel brilhante não desliza com tanta facilidade e as bordas pontudas incomodam um pouco. Mas esse não é um baralho comum: é uma pequena obra de arte feita para ser admirada, tocada, manuseada com cuidado.

Il Meneghello é uma pequena loja de tarôs artesanais em Milão, Itália. Foi fundada por Osvaldo Menegazzi nos anos 1970, artista autodidata que reproduz e cria cartas de tarô, sibilas e outros tipos de baralho. Só as caixas já são um espetáculo à parte. Neste vídeo é possível ter uma ideia da loja e do trabalho carinhoso de Menegazzi. Mas alerto que, depois deste vídeo, a vontade louca de pegar o primeiro avião para a Itália pode se tornar um tanto esmagadora, sofrida, torturante...




Quem não pode ir imediatamente a Milão e não tem uma super amiga viajada e ligada na sua paixão por cartomancia pode encomendar pelo site da loja e negociar pagamento e envio. Vale a pena o esforço, ao menos uma vez na vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário