domingo, 8 de março de 2015

Amore - 4 de Copas


E não podíamos terminar da melhor forma: o Amor! Acho muito complicado falar dessa carta que parece tão óbvia e, ao mesmo tempo, tão complexa. O Cupido é um símbolo facilmente reconhecido: o deus-criança inconsequente que atira flechas a esmo. Os atingidos por essas flechar fatalmente cairão apaixonados pela primeira criatura que virem. 

Os gregos chamavam-no Eros, que não escapou ao próprio veneno. Incumbido por sua mãe, Afrodite, de atingir a jovem psiquê e fazê-la apaixonar-se por um ser monstruoso, acabou se ferindo com a ponta de uma de suas flechas. Eros apaixonou-se perdidamente por Psiquê e acabou por enfrentar sua mãe, que estava enciumada com o fato de ter uma simples mortal como sua concorrente em beleza e admiração. Pois é... nem mesmo Cupido escolhe a quem ama. E nós, simples mortais?

A carta mostra a possibilidade de apaixonar-se, mas o objeto e forma da paixão estará presente nas cartas vizinhas. Não vejo nela o desenrolar dessa paixão, suas cores, seus dissabores. Amore é o momento do feitiço, o momento em que olhamos para alguém ou para algo e ficamos enlevados. Se o amor dará certo, se haverá namoro, casamento, divórcio, brigas, decepções... isso veremos em outras imagens do Sibilla.

Certa vez perguntei sobre um serviço que queria contratar e ela me apareceu, mostrando um serviço "amador", mas não necessariamente ruim. Nesse aspecto, mostra alguém que ama o que faz, que se interessa por um assunto ou ofício. 

Poderia discutir aqui o que é o amor, mas seria inútil, creio eu. O amor por si só é um conceito infindável. O que nos faz gostar irracionalmente de alguém? Por que certas coisas nos atraem tanto e mexem com o nosso coração? Estamos no campo das emoções, que podem ser discutidas por imagens, aproximações, como tatear no escuro. Amore é a origem de outras tantas emoções que se desenrolam com o tempo. 



O amor que acaba bruscamente.
O amor não correspondido.
O amor que causa profunda dor.
O amor impossível.





O amor do passado.
O amor que deixa saudade.
O amor que se foi para sempre.





Amor à primeira vista.
O flerte.
A reconciliação.



Amor de carnaval!





O amor ao conhecimento.




O amor consumado. 
O amor que se transforma em contrato.
O amor responsável e mútuo.
O amor que inicia uma família. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário